Grade de Ciência da Computação 2019

Já comparou duas grades do curso de Ciência da Computação em universidades diferentes? Será que, mesmo na melhor grade possível, o(a) aluno(a) aprende assuntos que vai usar efetivamente no mercado de trabalho? E se ele(a) for empreender? Prestar concurso público? Os conhecimentos adquiridos também servirão? Visando uma grade que abranja esses interesses, nossa grade de ensino atual da área de TI (Tecnologia da Informação), que chamamos de Grade Mestre, está abaixo, em sua versão 2019. Para quem quer saber em que ela foca, como foi criada, quais são suas origens, filtros e critérios, basta ler este post aqui.

Grade de Ciência da Computação

Grade mestre de Ciência da Computação da Universidade da Tecnologia

Eis a grade vigente:

1.Fundamentos de Tecnologia da Informação (TI)

  1. Informática, TI, Dados e Informação, Dados Estruturados e Não estruturados, Hardware e Software
  2. Principais hardwares, Plataformas
  3. Classificações de hardware
  4. Características técnicas de hardwares
  5. Principais softwares
  6. Classificações de software
  7. Características técnicas de softwares
  8. Arquivo, Diretório e Unidade
  9. Internet e redes
  10. Introdução aos principais sistemas operacionais
  11. Introdução aos principais softwares aplicativos
  12. Recursos tecnológicos, inovação e atualidades

2.Arquitetura e Organização de Computadores

  1. História da evolução dos computadores e sistemas
  2. Processadores: histórico, partes, características, evolução e atualidade
  3. Memórias: cache, RAM e  armazenamento (fitas, HD, SSD e outras)
  4. Arquitetura de computadores: Von Neumamn e outras
  5. Periféricos e Comunicações entre equipamentos
  6. Placas de vídeo: histórico, partes, características, evolução e atualidade

3. Sistemas Operacionais

  1. Princípios de sistema de arquivos
  2. Unix: histórico, partes, características, evolução e atualidade
  3. Linux: histórico, partes, características, evolução e atualidade
  4. Windows: histórico, partes, características, evolução e atualidade
  5. Android: : histórico, partes, características, evolução e atualidade
  6. iOS: : histórico, partes, características, evolução e atualidade
  7. Tecnologias de virtualização: emuladores, máquinas virtuais, paravirtualização, contêineres.

4. Redes de Computadores

  1. Topologias e classificações de redes
  2. Equipamentos de rede e suas características
  3. Modelo de referência OSI
  4. Arquitetura e protocolos de redes de comunicação
  5. Redes cliente-servidor e P2P
  6. Protocolos TCP/IP, HTTP, HTTPS, TCP, UDP, SMTP, POP, IMAP, STP
  7. Redes sem fio

5. Engenharia de Software

  1. Classificação e modelos de software
  2. Processo de desenvolvimento de software
  3. Engenharia de requisitos
  4. Diagramas e UML
  5. Métodos formais
  6. Gerência de projeto

6. Infra-estrutura e Internet

  1. Eletrônica digital
  2. Microcontroladores
  3. Internet das Coisas
  4. Computação em Nuvem
  5. Tecnologias de armazenamento DAS, NAS e SAN.
  6. Cópias de segurança (backups): meio de armazenamento, periodicidade e disponibilidade.

7. Banco de Dados

  1. Arquitetura e modelos
  2. Principais SGBDs de modelos relacionais
  3. A linguagem de consulta SQL
  4. SBGDs NoSQL: tipos e características
  5. Transações: características e análise de logs.
  6. SGBDs MySql, Postre SQL, SQL Server e Oracle em suas versões atuais

8. Desenvolvimento de software

  1. Desenvolvimento de projetos
  2. Arquitetura de software
  3. Algoritmos, variáveis e dados
  4. Estruturas de dados
  5. Compilador e interpretador
  6. Linguagens de programação
  7. Desenvolvimento web
  8. Desenvolvimento mobile
  9. Desenvolvimento PC
  10. Software embutido
  11. Linguagem Python
  12. Linguagem Javascript
  13. Linguagem PHP
  14. Linguagem C/C++/C#/Obj=C
  15. Linguagem Java
  16. Linguagem Kotlin
  17. Linguagem Swift
  18. Linguagem SQL
  19. Grafos
  20. Análise de Algoritmos
  21. Inteligência Artificial
  22. Computação gráfica
  23. Realidade Aumentada
  24. Realidade Virtual

9. Segurança da Informação

  1. Princípios: assinaturas, certificados e criptografia
  2. Segurança em computadores, redes e na Internet
  3. Monitoramento e análise de tráfego
  4. Classificação de software malicioso
  5. Firewall, sistemas de detecção/prevenção de intrusão (IDS/IPS), NAT, VPN e proxies.
  6. Ataques e defesas cibernéticas
  7. Criptografia: histórico, classificações, algoritmos, características, evolução e atualidade
  8. Técnicas de recuperação de dados

10. Especializações (equivalente às ênfases no último ano)

  1. Inteligência Artificial: machine learning e recebimento de padrões
  2. Computação Gráfica: síntese e processamento de imagens
  3. Visão robótica: análise computacional de imagens combinadas com IA e reconstrução 3D
  4. Realidade Aumentada, Virtual e Holografia
  5. Recursos Tecnológicos avançados: mecatrônica e automação
  6. Robótica: histórico, disciplinas, características, evolução e atualidade

 

Sobre o Autor

Leandro Pinho Monteiro

Leandro Pinho é engenheiro de computação, graduado em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mestre em Engenharia da Computação na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da UNICAMP, ambas formações com foco em Computação Gráfica. Possui experiência no desenvolvimento de sistemas interativos 3D para pontos de venda, marketing e eventos. Atualmente trabalha como consultor de tecnologia e é o responsável pela coordenação dos cursos oferecidos na Universidade da Tecnologia.