Trono de Atlântida 2015 (animação) vs Aquaman 2018 (filme)

Você sabia que Aquaman 2018 é baseado na animação Trono de Atlântida de 2015? Este post faz um comparativo dos dois conteúdos, por isso contém spoilers!

Adaptação do Trono de Atlântida (animação 2015)

Começo

O filme começa exatamente igual à animação de 2015, com um ataque a um submarino do governo americano. Porém, algumas diferenças surgem nesse início.

No Aquaman 2018, o navio é atacado por piratas. No desenho, por soldados atlantes a mando de Arraia Negra, braço direito de Orm, príncipe de Atlântis (sua mãe é a rainha).

Na animação, a Liga da Justiça conta com Batman, Superman, Cyborg, Mulher Maravilha, Flash e Shazam, que participam ativamente da trama. Nenhum desses personagens participam no filme.

Arthur, na animação, não sabe quem é e porque tem poderes especiais. No filme sabe, pois o pai conta para ele, assim como Vulkon confirma e o treina. Mera o ajuda a descobrir quem ele é de fato em ambos conteúdos.

Na animação, desde o início, o pai de Arthur já está morto. No filme ele está vivo.

Em ambos existe uma cena de luta na casa do farol.

No filme, a rainha Atlanta rapidamente vence os soldados. Na animação, Arthur perde a luta e Mera surge para ajudá-lo, vencendo todos.

Meio

Nos dois conteúdos, o enredo central é o mesmo: Arthur Curry é um híbrido, meio-atlante, filho de uma rainha de Atlântida com um humano faroleiro. Como primogênito da rainha, ele é o sucessor de direito do reino de Atlântida, porém, seu irmão, Orm, deseja assumir o poder.

Em ambos, ele planeja de forma escondida um ataque contra seu povo simulando serem pessoas da superfície.

Na animação, Orm mata a rainha com uma facada nas costas e assume seu lugar, declarando guerra à superfície. Ao conseguir tomar posse do tridente da rainha (não tem essa de tridente de Atlan, o primeiro rei), ganha de toda a Liga da Justiça, incluindo o Superman e a Mulher Maravilha (mas não mata ninguém, só deixa preso, como sempre).

No filme, Orm já é o rei, depois que seu pai, que casou com a rainha e condenou-a a morte por ter gerado Arthur, morreu.

Fim

Na animação, a liga da Justiça sai na mão contra Karethen, mas é Superman que abate ele. No filme, Aquaman nem luta com ele direito, só pega o tridente e já encerra a luta.

Na animação, Orm chega à superfície com seu exército contra o exército dos humanos. No filme, ele antes enfrenta outro exército do fundo mar e não chega à superfície.

Na animação, Mera é super violenta e mata vários atlantes. No filme, ela é bem mais light.

Na animação, Arraia Negra é ajudante do reino de Atlântida, falsamente fiel a rainha, mas na prática fiel a Orm. Aquaman vence Arraia mandando um tubarão comê-lo. No filme, ele vence jogando uma corrente com duas bolas de aço em seu pescoço.

O desfecho da animação termina com um vídeo, gravado de forma escondida por Cyborg, mostrando que Orm matou a rainha e colocando seu povo contra ele. Antes disso, ele derrota toda a Liga da Justiça inteira de novo. No filme, Aquaman vence Orm em uma luta.

Para ver mais sobre animação, veja esse link aqui.