Informática versus Tecnologia da Informação

Este post, Informática versus Tecnologia da Informação, explica o que você precisa saber para diferenciar os dois termos. O material corresponde ao primeiro tópico da grade mestre, portanto, se você está procurando o começo, é exatamente aqui!

Informática vs Tecnologia da Informação

 

Diferença entre Informática e Tecnologia da Informação (TI)

A palavra tecnologia depende do contexto, isto é, pode significar diferentes coisas conforme a conotação empregada.

Para um médico, tecnologia é tudo aquilo usado para facilitar seu trabalho. O computador, o sistema que mostra o prontuário do paciente, assim como os equipamentos tecnológicos usados durante seus atendimentos. Já um fazendeiro pode falar que tecnologia são os recursos que seus tratores usam para arar o solo.

Mudando de profissão e pessoas para empresas também temos essa ampla interpretação. Uma montadora de carros pensa nas tecnologias usadas desde a produção dos veículos até os recursos usados dentro deles por clientes finais. Enquanto que, uma empresa que trabalha com extração de petróleo, pensa em tecnologia como formas de extrair e transformar o petróleo em combustível.

Assim, vamos especificar qual tecnologia estamos falando aqui. É a Tecnologia da Informação, também conhecida pela sigla TI. Agora, TI é igual a Informática? Os termos são sinônimos? Veja abaixo.

Tecnologia da Informação

Para facilitar, farei o seguinte. Primeiro, darei uma definição formal, depois farei considerações, explicando com minhas palavras e exemplos.

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações. [1]

A definição acima está no Wikipedia, devidamente referenciada, mas na verdade não existe consenso quanto à definição formal desse termo. A continuação da definição reforça isso com o seguinte trecho:

Na verdade, as aplicações para TI são tantas — e estão ligadas a tantas áreas — que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. [1]

De fato, com uma rápida busca na internet é possível achar diferentes definições, mas mesmo assim, elas possuem importantes interseções.

A primeira é quanto à natureza: um conjunto de atividades relacionadas com recursos computacionais. O termo TI é mais usado como uma área do mercado de trabalho que, atualmente, pode ser o carro chefe de uma empresa, mas mesmo se não for, será uma área complementar necessária. Quantas empresas não são de TI, mas possuem departamento de TI?

A segunda diz respeito às informações ou aos dados. A função típica exercida em TI é a obtenção, armazenamento, processamento, gerenciamento e uso de dados.

Portanto, informalmente, consideramos que TI se refere às tecnologias relacionadas aos recursos computacionais (que não significa somente computadores ok) e aos dados no mercado de trabalho.

Assim, a transformação química do petróleo em combustível não é necessariamente TI, mas é também tecnologia. Já as funções de conectividade de um carro são da área de TI, pois visam trafegar dados entre dispositivos móveis e o automóvel. Em outras palavras, existe claramente a presença dos dados que trafegam o meio de comunicação neste último exemplo.

Informática

Da mesma forma, vamos para definição:

Informática é a disciplina que lida com o tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos. É a informação automatizada. [2]

Assim como TI, as definições de Informática também possuem interseções.

A primeira é quanto à natureza: uma disciplina, ou um conjunto de disciplinas.  Neste ponto reside uma importante diferença: Informática é o termo mais usado para referir a área de conhecimento, enquanto TI fala sobre área de mercado de trabalho.

Vamos examinar algumas situações que reforçam essa visão. Por exemplo, já viu algum curso de graduação chamado “Tecnologia da Informação”? Normalmente os cursos de graduação chamam-se Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Processamento de Dados ou Informática. Na UEM, onde me formei no curso de Ciência da Computação em período integral (de manhã e de tarde) em 4 anos, também existia (não sei se ainda existe) o curso de Informática de noite (5 anos). Sabe qual era a diferença da grade curricular? Uma única disciplina (Teoria da Computação), o resto era tudo igual.

Outro exemplo: algumas instituições de ensino fundamental e médio possuem aulas de Informática em sua grade curricular. O nome usado, mais uma vez no contexto de disciplina, é Informática.

Agora um contra-exemplo para mostrar que essa consideração não é universal. Um técnico que mexe com computadores e sistemas, normalmente, é chamado de ? Como é um cargo de mercado de trabalho, sugere-se TI, mas normalmente, esse profissional é chamado de Técnico de Informática, mas poderia ser chamado também, tranquilamente, de Técnico em TI.

A segunda intersecção ocorre justamente no ponto que mistura e confunde Informática com TI: ela também foca no tratamento de informações, os dados, mas com meios automáticos no lugar de recursos computacionais, o que é bem próximo, concordam?

Outras diferenças – Informática versus Tecnologia da Informação

Já encontrei na internet algumas explicações que falam que TI é um braço de Informática. Analisando as definições, Informática sugere mesmo ser algo mais abrangente, mas não colocaria TI como uma derivação de Informática e nem mesmo o inverso, até porque, em alguns casos, as palavras podem ser usadas como sinônimos. Para efeitos de comunicação, uma expressão como “tenho bons conhecimentos em informática” é equivalente a mesma, mas com final TI.

Em concursos públicos é comum haver diferença entre Informática e Tecnologia da Informação. Por exemplo, nos concursos para Agente e Perito Criminal, da Polícia Federal, em 2018, o próprio edital separou conhecimentos de Informática de Tecnologia de Informação, listando conhecimentos dentro dos dois tópicos.

Para Informática eles agruparam os conhecimentos teoricamente mais básicos, como Arquitetura de computadores, Redes, Internet, Sistemas Operacionais etc. Incluíram também exigências de como realizar algumas funcionalidades em softwares comerciais comuns, como Word, Excel e Power Point. Para tecnologia da informação, listaram os conhecimentos mais avançados, como Desenvolvimento de Software, Banco de Dados, Criptografia etc.

No edital, existe também intersecção entre os conhecimentos de Informática e TI, como nos tópicos de Redes, Banco de Dados e Segurança da Informação, porém, na prática, o primeiro trata dos conhecimentos para quem não é formado na área e, o segundo, para quem é.

Conclusão – Informática versus Tecnologia da Informação

Portanto, apesar dos termos Informática e Tecnologia da Informação poderem ser usados como sinônimos em algumas situações, na realidade, eles possuem diferenças.

São sinônimos quando ambos representarem conhecimentos aplicáveis sobre as informações, afinal, para automatizar os dados é preciso de recursos computacionais.

São diferentes quando queremos diferenciar as disciplinas das atividades fim.

Em resumo, no meu entendimento, TI está relacionado às diferentes áreas de mercado de trabalho que atuam ao redor dos dados, enquanto Informática está relacionada a área de conhecimento que os estuda.

Por fim, para não deixar dúvidas, informações e dados, no contexto deste artigo, são termos idênticos.

Acabou?

Não. Este primeiro conhecimento pode parecer muito simples, mas junto com a discussão de Informática vs Tecnologia da Informação, um importantíssimo elemento apareceu: os dados.

Hoje em dia existem profissões específicas no mercado de TI que trabalham especificamente com eles . Já ouviu falar em cientista de dados? Business Intelligence (BI)? Ambas estão super em alta. Falo mais sobre isso nesse vídeo aqui.

Sobre empreendedorismo, imagine que você vai abrir um negócio. Faz diferença abrir um negócio de TI ou de Informática? Falo sobre isso nesse vídeo aqui.

E concursos públicos? Pesquisei no portal TecConcursos com a matéria: Informática (tem matéria TI também e eles seguem a interpretação do concurso que citei), assunto: Conceitos Gerais. Achei 118 questões, nenhuma perguntando sobre Informática versus Tecnologia.

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe todas as nossas séries!

Ficha Técnica do Artigo

Área: Tecnologia da Informação

Matéria (disciplina) da grade mestre: 1. Fundamentos de TI

Tópico: 1.1 Informática, TI, Hardware e Software

Checkpoint: A. Informática versus Tecnologia da Informação

Referências

[1] – Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informa%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 16 de jan de 2019.

[2] – CHIAVENNATO, Idalberto. História da administração: entendendo a administração e sua poderosa influência no mundo moderno. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 202.

 

Sobre o Autor

Leandro Pinho Monteiro

Leandro Pinho é engenheiro de computação, graduado em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mestre em Engenharia da Computação na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da UNICAMP, ambas formações com foco em Computação Gráfica.Possui experiência no desenvolvimento de sistemas interativos 3D para pontos de venda, marketing e eventos. Atualmente trabalha como consultor de tecnologia e é o responsável pela coordenação dos cursos oferecidos na Universidade da Tecnologia.